quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pãeszinhos Caseiros do Papai

Bom dia seguidores!
Como esta é minha ultima semana de férias resolvi testar o máximo de receitas possíveis.. inclusive arriscar, pela primeira vez, a fazer pão! Aqui em casa não temos máquina para fazê-lo, então foi um amassa.. amassa que rendeu um esforço grande mas bem recompensado!
A história dessa receita é a seguinte: ano retrasado eu e quase toda a minha familia fomos pro Canada passar o fim de ano com meu Padrinho que mora lá. Uma das comidas que mais sentimos falta naquele mês foi o nosso pão de sal brasileiro.. que falta fez! Meus tios tinham uma amiga brasileira que prometeu saciar essa nossa vontade fazendo uns pãeszinhos caseiros. Eles eram uma delícia, e o melhor é que como não leva ovo, podiamos congelar e no café deixar 10seg no microondas ou alguns minutinhos no forninho e parecia feito na hora!
Como meu pai ajudou a fazer os pães ele lembrava de alguns ingredientes, aperfeiçoou a receita deixando-a ainda mais saborosa e aí está ela:




Pãeszinhos Caseiros do Nuil
(rende cerca de 3 assadeiras e meia 15cm x 20cm)

Ingredientes

ETAPA 1
-3 xíc. de Água Morna (cerca de 35º)
-2 col. de sopa de Fermento Biológico Seco Instantâneo (usei Fleischmann)
-60g de Açúcar Cristal

ETAPA 2
-100g de Manteiga derretida (com sal mesmo)
-1 col. de sopa de Sal
-60ml de Leite (usei semi-desnatado da Selita)
-4 xíc. (500g) de Farinha de Trigo

ETAPA 3
-2 xíc. de Farinha de Trigo
-Farinha de Trigo suficiente para dar o ponto.
-Manteiga derretida o quanto baste (cerca de 40g)

Modo de Preparo

-Em uma vasilha, misture os ingredientes da 1ª etapa e deixe descansar por aproximadamente 15 minutos tampado com pano. Dica: dissolva o fermento na água morna para depois misturar com o açúcar cristal.

-Adicione à mistura os ingredientes da 2ª etapa e mexa até ficar uniforme, então deixe crescer por uns 15 minutos, também tampado com um pano.

-Acrescente as 2 xíc. de farinha de trigo da etapa 3 e misture na tigela. Em uma bancada, de preferência de mármore ou granito, passe farinha. Retire a massa da tigela colocando-a na bancada misturando com as mãos, e acrescente farinha o suficiente para dar o ponto da massa de mão, ou seja, macio sem estar colando nas mãos. Cuidado para não colocar farinha demais senão o pão ficará duro, quando ver que não está mais grudando, passe farinha envolta da massa e volte ela para tigela limpa e seca.

-Limpe a bancada, coloque farinha na mesma e divida a massa em 4 partes deixando-as bem compactas e em formato circular.

-Abra as porções com rolo deixando-a em formato de pizza. Então pincele a parte superior com uma fina camada de manteiga derretida. Corte a "pizza" em 16 fatias iguais e enrole cada fatia iniciando da parte mais larga, como se fosse um croissant.

-Coloque os pães em um tabuleiro untado com farinha e deixe crescer tampado com um pano por cerca de 15 minutos. Pré-aqueça o forno a 210ºC.

-Leve as assadeiras no forno por aproximadamente 30 minutos, retire do forno.

-Se quiser deixá-lo ainda mais gostoso, pincele manteiga derretida em cima dele e jogue um pouco de açúcar, fica uma delícia!

Não se esqueçam que depois de assados os pães podem ser congelados para serem reaquecidos no microondas ou forno!

É isso, bon appetit!!



Beijos

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Para irmã: Bolo de Chocolate Maravilhoso à minha moda! =)


Olá seguidores!
Amanhã minha irmã faz 14 aninhos, para comemorarmos chamamos hoje alguns parentes e amigos aqui em casa. Vocês devem ter percebido que aqui em casa todo mundo faz aniversário no início do ano, o da minha mãe foi semana passada, o da minha irmã amanhã e o do meu pai é agora em março. Mas eu, como sempre, quebro a regra uma vez que o meu é só em junho, mas tudo bem.. afinal vou poder experimentar bastante até decidir o "prato" do meu dia =)
Mas voltando a comemoração, resolvi ousar um pouco.. e decidi fazer sozinha o bolo da minha irmã e bolei uma receita.
Se você, assim como eu e o pessoal daqui de casa, gosta de bolo de chocolate beeeeeeeeeeem molhadinho e com um leve gosto de petit gateau: FAÇA! É um bolo com uma textura incrível e um paladar memorável! Servi com uma bola de sorvete de creme e combinou perfeitamente!
O único problema é que faltou.. todos quiseram repetir mas quando vimos ele já tinha acabado.. então se tiver mais de 15 pessoas façam duas receitas!



Bolo de Chocolate Maravilhoso à minha moda! =)


Ingredientes

Massa
-250g de Chocolate ao Leite (usei da Hershey's - FICOU PERFEITO)
-100g de Açucar
-75g de Açucar Mascavo
-4 ovos grandes em temperatura ambiente
-200g + 2 col. de sopa de Manteiga em temperatura ambiente
-70g de Farinha de Trigo

Cobertura

-1 lata de Creme de Leite sem soro
-4 col. de sopa de Açucar
-3 col. de sopa de Chocolate em Pó
-2 tabletinhos de Chocolate Amargo para ralar por cima (opcional)

Modo de Preparo
-Forre uma forma com papel manteiga. Unte a mesma com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Pré aqueça o forno à 180º.
-Derreta o chocolate em banho maria: Coloque uma panela no fogo com um pouco de água e ponha uma tigela em cima da panela. A tigela não pode tocar a água. Jogue o chocolate picado na tigela, ligue o fogo e derreta o chocolate no vapor generado. Você também pode derreter o chocolate no microondas. Reserve o chocolate derretido para que esfrie.
-Em uma batedeira, misture a manteiga e os ovos e bata cerca de 4 minutos em velocidade média ou até que se misturem completamente. Acrescente os açúcares e bata por mais 5 minutos.
-Reduza a velocidade e acrescente o chocolate derretido até a massa ficar homogênea. Em seguida, mantendo a velocidade baixa, acrescente a farinha de trigo, cuidado para não bater demais, bata o suficiente para que a farinha se incorpore à massa.
-Transfira para a forma e leve ao forno, levou cerca de 50 minutos, deixe o suficiente para a superficie do bolo ficar consistente. Quando você testar com a faca vai encontrar uma mancha de chocolate na faca, mas não tem problema, pois é a prova de quão molhada é o bolo. Retire do forno e deixe esfriar. Leve a geladeira por uma hora ainda enformado.
-Quando faltar 10 minutinhos para o bolo sair da geladeira faça a cobertura: numa panela despeje o creme de leite sem soro, o chocolate e o açúcar e esquente bem, não deixe ferver. Quando ela esfriar vai endurecer.
-Retire o bolo da geladeira e desenforme. Cubra com a cobertura e rale o chocolate amargo por cima.
-Agora: "Chame os cachorros" como diz Ana Maria.

BON APETTIT


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PERFEIÇÃO: Arroz de Bacalhau à moda do Nuil



Essa é uma das receitas mais desejadas do repertório do meu pai, e não é atoa todo esse destaque. Domingo passado foi aniversário da minha mãe, para comemorar fizemos um almoço aqui em casa com amigos e familiares e o pedido dela não foi outro: o arroz de bacalhau. Não preciso dizer o sucesso que foi, e quando disse que tinha um blog e ia colocar a receita nele, muitos vieram atrás de mim para saber o endereço daqui.. =)
Se é um prato barato? Não é. Mas vale a pena gastar cada centavo para degustar esse sabor único e divino, o qual cada ingrediente complementa o outro chegando a uma combinação perfeita, digna de comer de joelhos! Cada garfada que passa parece ser melhor do que a anterior, e o único jeito de parar de comer é nos colocando um limite, senão..... aiai, hehehe.

Arroz de Bacalhau à Moda do Nuil
Rendimento: 5 porções
OBS.: O preparo do bacalhau requer 12hrs embebido no azeite.

Ingredientes

- 1kg de Bacalhau Dessalgado
- 200g de Amêndoas Laminadas
- 1kg de Batata Baroa
- 0,5l de Azeite
- 400g de Arroz Parborizado
- 1 Cebola Média
- 1 Cabeça de Alho
- Sal à gosto
- Pimenta do Reino à gosto

Modo de Preparo


Preparo da Batata Palha

-Descasque e rale as batatas baroas.
-Frite-as como batata palha.
-Reserve.

Preparo das Amêndoas

-Em uma frigideira em fogo baixo, adicione cerca de 150ml de azeite e acrescente aos poucos as amêndoas laminadas. Deixe-as até ficarem douradas.
-Coloque-as em um papel toalha para escorrer e elevar a sua crocância.
-Reserve.

Preparo do Arroz

-Cozinhe o arroz com metade do alho picadinho e pouca água para ficar ao dente.
-Reserve.

Preparo do Bacalhau

-Cozinhe por 5 minutos em água fervente todo o bacalhau.
-Retire do fogo, tire os espinhos e a pele sem desfiá-lo.
-Em duas assadeiras, coloque 0,5kg do bacalhau em cada uma delas embebido com o restante do azeite.
-Coloque as assadeiras na geladeira cerca de 12hrs.
-Depois disso, leve uma das assadeiras em forno baixo por 2hrs regando no azeite já da assadeira.
-Já na outra assadeira, retire o bacalhau e refogue com o azeite embebido, o restante do alho, o sal e a pimenta do reino à gosto. Mecha sempre até as peças começarem a agarrar no fundo da panela. Desligue o fogo.

Montagem

-Misture o arroz, as amêndoas fritas, o bacalhau refogado.
-Acrescente o bacalhau assado desmanchando-o com as mãos em pedaços pequenos.
-Coloque a mistura em uma travessa de servir e cubra com a batata palha.
-Prepare-se para ouvir bons elogios de sua comida e Bon Appetit!!!