quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pãeszinhos Caseiros do Papai

Bom dia seguidores!
Como esta é minha ultima semana de férias resolvi testar o máximo de receitas possíveis.. inclusive arriscar, pela primeira vez, a fazer pão! Aqui em casa não temos máquina para fazê-lo, então foi um amassa.. amassa que rendeu um esforço grande mas bem recompensado!
A história dessa receita é a seguinte: ano retrasado eu e quase toda a minha familia fomos pro Canada passar o fim de ano com meu Padrinho que mora lá. Uma das comidas que mais sentimos falta naquele mês foi o nosso pão de sal brasileiro.. que falta fez! Meus tios tinham uma amiga brasileira que prometeu saciar essa nossa vontade fazendo uns pãeszinhos caseiros. Eles eram uma delícia, e o melhor é que como não leva ovo, podiamos congelar e no café deixar 10seg no microondas ou alguns minutinhos no forninho e parecia feito na hora!
Como meu pai ajudou a fazer os pães ele lembrava de alguns ingredientes, aperfeiçoou a receita deixando-a ainda mais saborosa e aí está ela:




Pãeszinhos Caseiros do Nuil
(rende cerca de 3 assadeiras e meia 15cm x 20cm)

Ingredientes

ETAPA 1
-3 xíc. de Água Morna (cerca de 35º)
-2 col. de sopa de Fermento Biológico Seco Instantâneo (usei Fleischmann)
-60g de Açúcar Cristal

ETAPA 2
-100g de Manteiga derretida (com sal mesmo)
-1 col. de sopa de Sal
-60ml de Leite (usei semi-desnatado da Selita)
-4 xíc. (500g) de Farinha de Trigo

ETAPA 3
-2 xíc. de Farinha de Trigo
-Farinha de Trigo suficiente para dar o ponto.
-Manteiga derretida o quanto baste (cerca de 40g)

Modo de Preparo

-Em uma vasilha, misture os ingredientes da 1ª etapa e deixe descansar por aproximadamente 15 minutos tampado com pano. Dica: dissolva o fermento na água morna para depois misturar com o açúcar cristal.

-Adicione à mistura os ingredientes da 2ª etapa e mexa até ficar uniforme, então deixe crescer por uns 15 minutos, também tampado com um pano.

-Acrescente as 2 xíc. de farinha de trigo da etapa 3 e misture na tigela. Em uma bancada, de preferência de mármore ou granito, passe farinha. Retire a massa da tigela colocando-a na bancada misturando com as mãos, e acrescente farinha o suficiente para dar o ponto da massa de mão, ou seja, macio sem estar colando nas mãos. Cuidado para não colocar farinha demais senão o pão ficará duro, quando ver que não está mais grudando, passe farinha envolta da massa e volte ela para tigela limpa e seca.

-Limpe a bancada, coloque farinha na mesma e divida a massa em 4 partes deixando-as bem compactas e em formato circular.

-Abra as porções com rolo deixando-a em formato de pizza. Então pincele a parte superior com uma fina camada de manteiga derretida. Corte a "pizza" em 16 fatias iguais e enrole cada fatia iniciando da parte mais larga, como se fosse um croissant.

-Coloque os pães em um tabuleiro untado com farinha e deixe crescer tampado com um pano por cerca de 15 minutos. Pré-aqueça o forno a 210ºC.

-Leve as assadeiras no forno por aproximadamente 30 minutos, retire do forno.

-Se quiser deixá-lo ainda mais gostoso, pincele manteiga derretida em cima dele e jogue um pouco de açúcar, fica uma delícia!

Não se esqueçam que depois de assados os pães podem ser congelados para serem reaquecidos no microondas ou forno!

É isso, bon appetit!!



Beijos

9 comentários:

São Ribeiro disse...

FICARAM COM UM ASPECTO DELICIOSO.
AMASSAR Á MÃO É QUE CUSTA UM BOCADO MAS VALEU O ESFORÇO.
BJS

Fabiana disse...

Paula,
Eu nunca me dei bem com massas de pão, e até pensei em comprar a tal máquina de fazer pão.
Mas, depois de seguir várias dicas, voltei a fazer pão, e diria que é uma terapia deliciosa, ficar amassando o pão..kkkkkk
adorei a sua receita, ficou com uma consistencia maravilhosa.
beijos

Dulce Caldeira disse...

Oi Paula tudo bem?
Tenho a dizer que esse pão está o máximo, pelo que estou vendo ficou com um miolo muito bem formado e fofinho, parabéns!
Um beijinho.

Priscilla Pires disse...

Nossa esses pãeszinhos sao uma tentação!
Sempre que vou na sua casa devoro uns 10!
OIHOIAHOSHSOIHOISAHOISA
Beijos

Catarina Collins disse...

Paula,
Que tentacao que ficaram esses paesinhos. Estão com um aspecto delicioso. Gostei muito do formato e da receita : ) E que textura super fofinha.
Beijinhos

CULINÁRIA DA TEKA* disse...

Oi, Paula!
Estou retribuindo a visita e gostei muito do seu blog. Parabéns!
Estou te seguindo também.

Beijos,
Teka

Dny disse...

Oi!
Pão é mto bom..esse ta com uma cara!rs
Pena que eu não estou em condições de desfrutar ainda! Vc poderia fazer com massa integral..fica bom?
Ah, deixei um selinho pra vc la no meu blog!

beijo!

mangiawithmario disse...

Hi, I was visiting your blog. Your breads and pastries look so delicious. I think it is time to open up a bakery and ship your sweets around the world. I am from California and write a blog about Food and Relationships. Please visit. It could be a good opportunity to practice english. And maybe Follow if you like. Thanks
http://mangiawithmario.blogspot.com

Isabel Salvador disse...

ficaram lindos em hora você testou maravilha,bjokinhass